COMO USAR O EXTINTOR DE INCÊNDIO NO CARRO

ago 28

Embora estejamos acostumados a ver nos filmes e séries norte americanas que os carros explodem super facilmente, isso na verdade é muito difícil de acontecer. Mas quando começa um incêndio, eles vão queimar e muito! Portanto, atenção: depois de 1 minuto que o fogo iniciou será super difícil e complicado apagá-lo.

Um dos elementos mais importantes que devemos ter no nosso carro é o extintor de incêndios. Não só para minimizar os danos, mas pode ser uma ferramenta fundamental para salvar a vida das pessoas que se encontram em acidentes nas ruas ou estradas.

Um incêndio num carro é um dos incidentes mais improváveis, mas pode acontecer. Algumas faíscas podem saltar e ir direto para alguma mancha de óleo, uma folha ou capim ou qualquer outra coisa que se meteu no compartimento do motor provocando um incêndio. Por isso temos que estar preparados!

Precisa levar um extintor de incêndio no veículo?

Sim! O extintor de incêndio é um item obrigatório.

A falta dele ou ter um que já esta com a data vencida pode te dar uma multa  de R$ 127,69 e perder 5 pontos na carteira. Além disto, a partir do dia 15 de outubro de 2015 todos os automóveis em circulação devem estar com um extintor tipo ABC.

O que significa a sigla ABC do extintor

Os incêndios são classificados por grupo dependendo do tipo de material que prendeu o fogo e cada letra é atribuída a um destes grupos:

  • A: Apaga o fogo em materias sólidos como os pneus, madeiras, estofamentos, tapetes e painel do carro.
  • B: Apaga o fogo gerado sobre combustíveis líquidos como a gasolina, óleos e álcool.
  • C: Apaga o fogo em materiais elétricos energizados como a bateria do carro e toda a fiação elétrica.

Portanto, este extintor do carro tipo ABC é capaz de apagar o “princípio” de qualquer tipo de fogo que possa prender no seu veículo. Digo “princípio” porque o extintor vai apenas te ajudar a conter um incêndio que está se iniciando. Se o veículo estiver em chamas o ideal é se afastar e chamar os bombeiros imediatamente.

Extintores de incêndio precisam de manutenção?

Claro!!!

Os novos extintores tem validade de 5 anos e depois deste tempo tem que comprar outro mesmo se não usar.

E a manutenção deve ser feita no mínimo 1 vez por ano para ver se tudo está normal com o equipamento e ter certeza que vai funcionar bem e com eficiência no caso de ter que utilizar.

Lembrando que essa manutenção é somente visual porque se você acionar o equipamento terá que comprar outro. Até mesmo uma pequena descarga poderá acarretar uma perda na pressão interna tornando-o inoperante, por isso, não teste.

Verifique a pressão do equipamento

O indicador do manômetro deve estar sempre no verde.

Pressão normal de um extintor de incêndio

Caso esteja no vermelho isso significa que está sem carga.

Pressão de um extintor de incêndio vazio

Caso esteja no branco, quer dizer que o equipamento está com muita pressão, o que isso significa MUITO PERIGO! Seu extintor pode virar uma bomba!

Qual o tipo certo de extintor para cada tipo de veículo?

  • Carros de passeio – extintor de 1k
  • Utilitários – extintor de 1k
  • Caminhonetas – extintor de 1k
  • Caminhões – extintor de 2k
  • Ônibus – extintor de 4k
  • Micro-ônibus – extintor de 4k
  • Veículos de cargas para transporte de líquidos ou gases inflamáveis –  extintor de 8k

Tipos de extintores de incêndio para carros

Dentro dos extintores pode conter água, diferentes tipos de pó, espuma ou CO2. Se a carga é líquida, o montante é indicado em litros e, se sólido, em quilogramas.
Em geral os extintores de carro são preenchidos por bicabornato de sódio (pó) no qual vai extinguir o fogo por abafamento. Se pressionado vai durar no máximo 20 segundos.

Chegou a hora! O que fazer?

A primeira coisa a fazer se você sentir algum cheiro de queimado ou ver alguma fumacinha saindo do capô é parar o carro imediatamente (em um local seguro, claro) e desligar o motor.

Pegar o extintor que deve estar embaixo do assento do passageiro ao lado ou na lateral da porta.

Onde fica o extintor de incêndio dentro do carro

Retirar a trava.

Como retirar o lacre do extintor de incêndio

Abrir o capô do carro muito lentamente, direcionar e acionar o extintor para poder abafar o inicio do incêndio.

Veja a forma correta de como segurar o extintor:

Como segurar o extintor de incêndio

Você deve fazer tudo isso o mais rápido possível mas com muita segurança porque o principal é sua vida e não a do carro.

Lembre-se que o extintor tem carga para somente 20 segundos, portanto aja com eficiência e abafe o fogo antes que seja tarde. Se não conseguir acabar com o incêndio afaste-se do carro e chame os bombeiros imediatamente.

O carro tem uma quantidade imensa de materiais que pode queimar, portanto, se as chamas aumentarem o melhor é se afastar. Não pelo risco de uma explosão, mas um carro em chamas libera uma fumaça altamente tóxica. Os tecidos do carro, os fluídos em chamas podem liberar substâncias super perigosas na atmosfera. Quando os bombeiros chegam e o carro está em chamas, eles ficam afastados esperando que pegue fogo o suficiente e só depois se aproximam para apagar as chamas. Isso para não respirar os gazes super tóxicos que são liberado com o incêndio.

Não importa aonde se iniciou, este incêncio vai se tornar completamente incontrolável em menos de 1 minuto.

Manter a calma deve ser sempre o principal neste momento, quando se trata de um fenômeno tão perigoso quanto o fogo.  Se por algum acaso seu extintor de incêndio não funcionar no momento, pode tentar jogar areia ou terra mas, se não conseguiu dominar esse fogo nos primeiros 15 segundos, o melhor a fazer é, por favor, afastar-se o mais rápido possível para um lugar seguro longe da perigosa fumaça e das chamas.

Fonte: Assim que Faz

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário: