Qual melhor lâmpada de carro? Xenon, LED ou Super Branca?

set 10

Se você está na dúvida sobre qual é a melhor lâmpada de carro, veja abaixo o comparativo. Ao trocar as lâmpadas do carro muita gente se pergunta qual o melhor tipo usar. E no Brasil, as três mais procuradas no momento, principalmente na customização automotiva, são as lâmpadas de Xenon, LED ou Super Brancas. Mas afinal, qual é a melhor?

LÂMPADAS XENONlampada-xenon-farol-de-carro
Vamos começar pelo Xenon, que é o tipo mais usado no mundo dos carros modificados. Seu nome se dá pela presença de gás xenônio, responsável por processar e intensificar as cargas enviadas para as lâmpadas.

A cor da lâmpada de Xenon varia de acordo com a intensidade da luz, partindo do extremo branco até o roxo. A temperatura é medida em Kelvins, por isso, ao comprar você terá várias opções de intensidade e cores. No Brasil as mais comuns vão de 6000K a 12000K.

A tabela de cores e intensidade de xenon no Brasil são as seguintes: 6000K é extremamente branca, 8000K é azulada, 10000K é azul violeta e 12000K é azul violeta escuro (conforme imagem comparativa abaixo).

tabela-cores-xenon-temperatura-6000k-8000k-10000k-e-12000k

Vantagens:
– 3 vezes mais alcance;
– Consome 50% menos energia;
– Dura 2 vezes mais;
– Traz melhor visibilidade de vias e placas.
Desvantagens:
– Requer legalização (veja matéria a respeito da proibição de xenon);
– Instalação mais complexa;
– Má regulagem pode ofuscar visão dos demais motoristas.
Observação: Atualmente o Xenon é permitido somente em carros que estão com este item legalizado no documento ou que já saem de fábrica com este tipo de acessório.

 

LÂMPADAS SUPER BRANCASlampada-super-branca-para-carros
As lâmpadas Super Brancas tem o mesmo sistema das lâmpadas originais Halógenas que vêm nos carros, mas o grande diferencial delas está nos materais de fabricação e na coloração do bulbo, que contrasta com a luz amarelada do filamento e emite um feixe branco ao invés de amarelado, elas têm a potência entre 4000 a 6000K.

As Super Brancas ganharam mais força no Brasil após o proibição da legalização do Xenon. Pois, elas usam o mesmo processo das comuns mas mas com uma tecnologia mais avançada, além disso, são autorizadas pelo INMETRO, DETRAN e não precisam de adaptações para sua instalação.

Vantagens:
– Maior alcance;
– Melhor luminosidade;
– Uso autorizado (não precisa legalizar);
– Dura até 3 vezes mais;
– Não precisa modificar sistema original.
Desvantagens:
– Esquentam como as originais;
– Mais caras que Xenon;

 

LÂMPADAS LED
As lâmpadas de LED possuem tecnologia a frente das lâmpadas Halógenas (filamento) e das lâmpadas de Xenon (gás), pois, emitem luz através do seu próprio chip, proporcionando mais visibilidade, menor consumo e menor desgaste de peças ao seu redor por não esquentarem.

Atualmente as lâmpadas de LED são as mais usadas nos faróis por montadoras de carros de luxo devido a sua eficiência, podendo chegar até 6000K na cor extremamente branca.

Vantagens:
– 74% de economia;
– Dura 5 vezes mais do que Xenon e Super Brancas;
– Diversas tonalidades;
– Não esquentam;
– Uso autorizado (não precisa legalizar);
– Não modifica sistema original.
Desvantagens:
– Valor mais alto;
– No Brasil ainda não serve para alguns carros.

 

Comparação

XENON
Cutso: Baixo
Instalação: Requer instalação de reator
Vida útil: 2 vezes maior
Consumo: Até 50% menor
Alcance: Em média 3x maior
Utilização: Requer legalização (salvo quando original do veículo)

SUPER BRANCA
Custo: Intermediário
Instalação: Sem adaptações
Vida útil: 3 vezes maior
Consumo: Semelhante
Alcance: Em média 3x maior
Utilização: Permitido pela Lei

LED
Custo: Alto
Instalação: Sem adaptações
Vida útil: 10 vezes maior
Consumo: Até 74% menor
Alcance: Em média 3x maior
Utilização: Permitido pela Lei

Esta comparação é baseada entre estes três modelos (Xenon, Super Branca e LED) com as comuns Halógenas.

Afinal, qual melhor lâmpada de carro?
As três opções são melhores do que as originais Halógenas, mas as lâmpadas de Xenon saem na frente devido a maior potência (acima de 6000K). Contudo, como seu uso é restrito, então a melhor opção está nas lâmpadas Super Brancas, que ainda será mais econômica para o seu bolso. Mas, se a sua preocupação não for a potência, então escolha as lâmpadas de LED, que apesar de mais caras, possuem um consumo menor e uma vida útil muito maior.

Fonte: autocustom

Deixe seu comentário:

(5) comentários

Marco Valladão 16 de setembro de 2019

A lâmpada de led utilizada no farol principal, é considerada alteração de característica do automóvel e, necessita constar no documento do veículo. Caso contrário, o automóvel pode ser multado e apreendido.

Responder
claudio 28 de novembro de 2019

ótima informação, muito bom conteúdo!!

Responder
Roger 22 de dezembro de 2019

Em resumo se não.veio original( de fábrica) precisa de CSV, logo todas pelo certo precisam de certificação MAS as halogenias ainda tem aceitação mesmo em tons mais azulados.
Na escala da matéria ficou XENON, depois halogenia(super brancas) o melhor e led o pior.

Responder
Sergio 1 de fevereiro de 2020

Um bom kit Xenon custa mais do que lâmpadas Super Brancas e ainda pra muitos tem o custo de instalação dos reatores (lâmpada comum qualquer um troca).

Responder
juniorpro 12 de fevereiro de 2020

Eu passei a usar farol de LED na minha moto e percebi que não ilumina bem o asfalto, nas estrada de terra a visibilidade é ótima, mas no asfalto para uma viagem é péssimo.
É um problema geral?

Responder
Deixe sua resposta

Deixe seu comentário: