TECNOLOGIAS AUTOMOTIVAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA DIREÇÃO SEGURA

maio 10

SEU CARRO JÁ PODE BLOQUEAR UM CELULAR E DETECTAR MOTORISTA BÊBADO

A tecnologia além de contribuir para as tarefas do dia-a-dia proporcionando mais conforto e praticidade, também contribui para aumentar a segurança no trânsito.
As tecnologias automotivas além de possibilitarem para aumentar o conforto e praticidade, também contribuindo para aumentar a segurança no trânsito.
No futuro, os carros autônomos vão liberar o motorista para fazerem o que quiserem a bordo.

Enquanto esse dia não chega, dispositivos de segurança instalados em automóveis vão controlar cada vez mais não só o comportamento do veículo, por meio dos recursos de controle de chassi (como controle de estabilidade e freios de emergência), mas também o do motorista.
Sistemas inteligentes e sensíveis vão monitorar as atitudes do condutor, podendo dar alertas sobre condutas incorretas, como digitar ao celular enquanto dirige.
E se a ideia for cortar esse risco pela raiz, a empresa inglesa Racelogic criou um dispositivo para bloquear o celular.
Já um sistema do governo americano projetado em conjunto com uma indústria local pode simplesmente impedir a partida no motor caso identifique que o motorista está alcoolizado.
E, para adolescentes que necessitem de acompanhamento por parte dos pais, a GM criou um aplicativo que monitora desde a velocidade desenvolvida pelo veículo até o volume do sistema de som.

BLOQUEADOR DE CELULAR

O Racelogic Touchlock trava a função touch do celular assim que o motorista toca a tela. Posicionado sob o banco, um transmissor envia sinais de bloqueio somente sobre o celular do motorista e com o carro em movimento.

O dispositivo impede qualquer toque, desde os mais breves, para receber chamadas, até os mais demorados, como rolagem de tela, virada de página e digitação de texto.

tecnologias automotivas

 

DETECTOR DE NÍVEL ALCOÓLICO

Ao contrário de outros dispositivos feitos para evitar que pessoas dirijam alcoolizadas, o Driver Alcohol Detection System for Safety, desenvolvido pelo governo americano, não requer que o motorista sopre em um bafômetro.
Sensores no volante são capazes de avaliar o teor alcoólico captado na respiração do motorista. Ele também conta com sensores de toque, que podem medir os níveis de álcool na transpiração da pele do motorista.

tecnologias-automotivas

 

Fonte: Razor Som 

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário: